Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Segredo e outras histórias de descoberta


O livro da Lygia Fagundes Telles é a reunião de cinco contos que relatam o desvelamento de aprendizados, descobertas do mundo adulto pelos olhares de crianças.

Um conjunto de perdas e ganhos permeados por uma dureza, por vezes, incontornável. Amor, paixão e morte se revelam aos olhos estupefatos de personagens cativantes. Há a menina que, diante do primeiro amor, descobre a própria sexualidade em uma fantasia bonita sobre folhas raras. Há a surpresa do menino que descobre que a mãe é também uma mulher com outros interesses que não apenas os maternais.

Tudo escrito de um jeito delicado, com um acento no aspecto solitário, típico das descobertas desse tempo. As revelações se desdobram em cotidianos minuciosamente descritos por gestos simples, mas prenhos de significado:

"Aonde você vai com esse vestido de maria-mijona?, perguntou minha mãe me dando uma xícara de café com leite. 'Por que desmanchou a barra?' Desviei sua atenção para a cobra que inventei ter visto no terreiro, toda preta com listras vermelhas, seria uma coral? Quando ela correu com a tia para ver, peguei o cesto e entrei no bosque. Como explicar-lhe que descera todas as barras das saias para esconder minhas pernas finas, cheias de marcas de picadas de mosquitos?"

O que se passa com os pratogonistas nos toca porque também já fomos atravessados pelas alegrias e decepções dos momentos de aprendizagem que constituem a matéria da vida.

"Abracei o tronco da figueira e pela primeira vez senti que abraçava Deus".

Um afago e um soco no estômago atuando simultaneamente em descoberta. Achei incrível!
____________________________________________
Livro: O segredo e outras histórias de descoberta
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: