Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Preciosa

Preciosa (Precious, EUA, 2009) é um filme pequeno de temática universal que revela cenas de uma vida de silêncios e privações. A narrativa apresenta uma adolescente obesa, analfabeta e grávida do segundo filho, fruto do incesto cometido por seu pai alcóolatra.

Espancada pela mãe (vivida pela comediante Mo'Nique em atuação visceral) e basicamente ignorada pelo mundo à sua volta, Clareece Precious Jones empreende uma jornada em busca de uma segunda chance em uma escola experimental. As muitas tragédias que cercam a vida da protagonista dizem mais da esperança perdida e depois reencontrada do que propriamente das obscuridades típicas uma vida sem perspectivas.

É esse equilíbrio entre a realidade opressiva da personagem e sua esperança, quase impensável, em deixar os dramas para trás que faz de "Precious" um filme intenso e eficaz. Mais do que resultados, o filme apresenta processos. Os caminhos percorridos vão desenhando transformações sutis e encorajando-nos a desengavetar os melhores aspectos da natureza humana.

Para ver o trailler do filme, clique aqui.
Imagem capturada em http://www.adorocinema.com/filmes/preciosa/