Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ATLAS DAS NUVENS* - Projeto Literário


Todo ano eu invento jeitos de movimentar minha estante e, de uns anos pra cá, comecei a prestar atenção nas escolhas que eu faço na hora de pegar um livro para ler. Para além do prazer da leitura, tenho entendido esse movimento também como um ato político. Pequeno - eu sei! - mas ainda assim, pautado no desejo de conhecer autores/as novos/as e no reconhecimento de que literatura boa se faz no mundo inteiro. E antes que essa posição tão particular assuma algum tom prescritivo, vale lembrar que o que importa mesmo é ter o bom senso de saber o que faz sentido para cada leitor/a. Nossas escolhas são movimentos tão subjetivos que enxergar a multiplicidade dessa movimentação só fortalece essa rede complexa tecida em torno do ato de ler.

No meu caso, desejo prestar mais atenção na questão do gênero, da etnia, da religião e do estilo, entendendo que estes pontos podem escamotear fronteiras e situações hegemônicas. Quero me aventurar por estilos pouco explorados para sair da minha zona de conforto e, assim, entrar em contato com outras formas de ser e estar no mundo.

Foi pensando nisso que nasceu o projeto chamado "Atlas da Nuvens" e cujo objetivo é ler mais obras provenientes de regiões cuja literatura eu desconheço. Comecei esse movimento em 2015 lançando um olhar panorâmico sobre livros escritos fora do eixo EUA-Europa. Li alguns e adquiri alguns títulos que pretendo ler agora, em 2016, com uma certa regularidade.

Na tentativa de organizar melhor o projeto, escolhi doze obras que serão lidas no decorrer de 2016 e fiz uma lista atrelando cada um dos livros a um mês do ano. Para minha surpresa, ao falar desse projeto no Snapchat [Se você ainda não me segue por lá, meu usuário é wolneyf] algumas pessoas se animaram a embarcar comigo nessa aventura cujo traçado só tem o céu por limite.

A ideia é movimentar a biblioteca, sem que se precise sair comprando livros desvairadamente. Desse modo, se você se interessar em participar dessa cartografia celeste e não possui as obras da lista abaixo, não se prenda à elas, mas entenda-as como portas de acesso para um novo estilo de escrita ou para o reconhecimento de autorias diferentes daquelas que você está acostumado/a. Tenho certeza de que todo mundo possui, na estante, um livro de algum autor/a cuja nacionalidade lhe soa como uma novidade. Simbora?

Atlas da Nuvens 2016
Janeiro - O Mesmo Mar [Amós Oz] - Israel
Fevereiro - Deixa Comigo [Mario Levrero - Uruguai
Março - Como o Soldado Conserta o Gramofone [Sasa Stanisic] - Bósnia
Abril - Lendo Lolita em Teerã [Azar Nafisi] - Irã
Maio - Mapas [Nuruddin Farah] - Somália
Junho - O Obsceno Pássaro da Noite [José Donoso] - Chile
Julho - Paradiso [José Lezama Lima] - Cuba
Agosto - Abril Despedaçado [Ismail Kadaré] - Albânia
Setembro - Verão [J. M. Coetzee] - África do Sul
Outubro - Istambul [Orhan Pamuk] - Turquia
Novembro - O Edifício Yacubian [Alaa Al Aswany] - Egito
Dezembro - Sombras Marcadas [Kamila Shamsie] - Paquistão

Algumas pessoas queridas entraram em contato com a escrita do autor escolhido para o mês de janeiro e já deram seus feedbacks em textos cujos links eu vou deixar listados abaixo.

A Arita Souza escreveu sobre "O mesmo mar" do Amóz Oz no blog "Livretos e pensamentos".
A Cláudia Oliveira, do blog "A mulher que ama livros"leu "A Terceira Condição" do mesmo autor.

(*) O título do projeto foi retirado do livro do David Mitchell
Imagem: Wolney Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

Wolney, este projeto está na minha lista!
Estou terminando o desafio literario,onde me propus a entender o universo criado por Guimarães Rosa em O Grande Sertão Veredas.
O teu texto está bem reflexivo! É sempre uma grata surpresa saber das suas leituras.
Inté :)
Amanda Solbiati.